segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Romantismo 1º fase

 
Na primeira fase do romantismo os indios tinham uma vida simples mais com o avanço da tecnologia na era moderna os indios vem tendo novos conhecimentos por exemplo hoje em dia muitos indios já tem orkut e-mail e etc, para se comunicar com outras pessoas da sociedade.


A poesia romântica no Brasil, A Primeira Geração: Introdução - A fase de formação.

Existem dois grupos de autores que são identificados no primeiro tempo do Romantismo brasileiro, onde esses dois grupos de autores formam três fases de formação do movimento.

Vejamos esses grupos: 
Grupo fluminense, onde sua sede fica na capital do Império, e é protegido pelo Imperador. Sua importância histórica e teórica é maior do que a artística. Dentro deste grupo está: Gonçalves de Magalhães, Joaquim Norberto de Souza e Silva e Manuel de Araújo Porto Alegre.

O outro grupo é o Grupo Maranhense que é formado por Sotero dos Reis, Odorico Mendes e João Francisco Lisboa. Este grupo obteve uma menor projeção.

Autores

Gonçalves de Magalhães: nasceu em Niterói, em 1881 formado em Medicina, viaja para a Europa, onde trava contato com os conceitos românticos. Sua poesia se sustenta no tripé formado por Deus, Pátria e Coração. A religiosidade o remete ao ambiente medieval de uma igreja gótica, cenário ideal para reverencia “a grandeza de Deus, e os prodígios do Cristianismo”; a exaltação da pátria levar de cultivar a poesia indianista de caráter nacionalista.



Principais Obras:  
                                                                                                                                                                     Suspiros Poéticos e Saudades (1836); Urânias (1862); Cânticos Fúnebres (1864); A confederação dos Tamoios Gonçalves Dias: nasceu no Maranhão, em 1823. Vai para Coimbra, onde cursa direito; lá trava contato com os românticos portugueses que cultuavam a idade média. Ele apresentava uma poesia nacionalista, que tanto exalta a natureza pátria como idealizava a figura do índio.



Principais obras
  • "I Juca Pirama", "Canção do Tamoio", “Os Timbiras” - sentimento de honra e valentia do índio
  • "Leito de folhas verdes", "Se se morre de amor", "Como? És tu?", "Ainda uma vez - adeus!", "Seus olhos" - sentimento amoroso
  • "Canção do Exílio" - solidão, exílio, amor à pátria, retomada por muitos modernistas
  • "O mar", "A noite", "A tarde" - poesias impregnadas de religiosidade sobre a majestade da natureza
  • Livros - Primeiros Cantos (1846), Segundos Cantos (1848), Sextilhas de Frei Antão (1848), Últimos Cantos (1851), Os Timbiras, Cantos (1857).
 






VIDEO RELACIONADO AO ROMANTISMO






Poesia Lírica

Ainda uma vez,Adeus.

Enfim te vejo! Enfim possa
Curvado a teus pés,dizer-te

Que não cessei de querer-te

De quanto sofri.
                    
                             Gonçalves Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário