segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Romantismo 2º fase

A segunda geração: byroniana – individualista – mal-do-século – ultra-romantismo - introdução .

A segunda geração dos poetas que segue à geração de Gonçalvez Dias é caracterizada pela exasperação do subjetivismo da introversão, pelo exagero do sentimentalismo da imaginação.

O principal representante dessa geração é Álvares de Azevedo, que foi secundado por Fagundes Varela, Junqueira Freire, Laurindo Rebelo e Casimiro de Abreu.

Esse período marcou o humor, o satanismo, os temas roceiros e caboclos.



Autores Da Segunda Fase Romântica

Álvares de Azevedo nasceu em São Paulo,em 1831,ele foi o responsável pelos contornos definitivos do mal do século em nossa literatura, produzindo uma obra influenciada por Lord Byron e Musset.
Suas poesias falam de amor, de um amor idealizado, irreal, povoado de donzelas ingênuas, virgens sonhadas, mulheres (ou melhor, vultos) misteriosas. Irrealizável, o amor; inatingíveis, as mulheres.
Além das poesias, Álvares de Azevedo nos deixou um livro de contos fantásticos (Noite na Taverna)
Esse conto Noite na Taverna, é uma história, em que seis estudantes, bêbados passam a noite em uma bordel, bar e (ou) casa de prostituição, narrando suas aventuras mais estranhas, que envolve sexo, incesto, assassinatos, traições, mistérios e mortes.


 Foi à taverna, o menestrel solitário
Pediu a bebida mais forte que havia
Tornando-se ébrio ao fim do dia
Talvez não se sentisse tão miserável

Sentou, então, numa mesa vazia
Sem bandolim, oratória, companhia ou arte
Tal qual carta pronta a descarte
Ele olhava a todos, e ninguém o via

Exclamou:
"Foi-se meu tempo de mocidade
E com ele se foi minha alegria
Pronto à morte, sorrio em escárneo
Contudo nem ela visitar-me-ia!

Desafio os deuses deste mundo
Se há nele homem mais miserável
Do que eu - menestrel solitário
Do que eu - réplica de defunto

Lembranças de morrer são um dos mais significativos,  textos confessionais de Álvares de Azevedo por aborda diferentes angústias e ansiedades do poeta do mal do século. Estão presentes no texto a fixação pela morte como solução dos problemas, o egocentrismo, a virgem sonhada, a solidão, o ambiente familiar, o clima crepuscular, a visão do cemitério (chegando o poeta a escrever o seu próprio epitáfio: ”foi poeta-sonhou-e amou na vida”

 

Quando em meu peito rebentar-se a fibra
Que o espírito enlaça a dor vivente,
Não derramem por mim nem uma lágrima
Em pálpebra demente.

E nem desfolhem da matéria impura
A flor do vale que adormece ao vento:
Não quero que uma só nota de alegria
Se cala por meu triste pensamento.

Eu deixo a vida como deixo o tédio
Do deserto o poento caminheiro
- Como as horas de um nobre pesadelo
Que se desfaz ao dobre de um sineiro;

Como desterro de minh’alma errante
onde fogo insensato a consumia
só levo uma saudade- é desses tempos
Que amorosa ilusão embelecia.

Só levo uma saudade- é dessas sombras
Que eu sentia velar nas noites minhas...
De ti, ó minha mãe, pobre coitada
Que por minha tristeza te definhas!

Do meu pai... de meus poucos amigos,
Poucos- bem poucos - e que não zombavam
Quando em noites de febre endoidecido
Minhas pálidas crenças duvidavam

Se uma lágrima as pálpebras me inunda
Se um suspiro nos seios treme ainda
É pela virgem que sonhei... Que nunca
Aos lábios encostei a face linda!

Só tu a mocidade sonhadora
Do pálido poeta destas flores...
Se viveu foi por ti! e de esperança
De na vida gozar de teus amores.

Beijarei a verdade santa e nua
Verei cristalizar-se o sonho amigo...
Ó minha virgem dos errantes sonhos,
Filha do céu, eu vou sonhar contigo!

Descansem o meu leito solitário
Na floresta dos homens esquecida
À sombra de uma cruz e escrevam nela:
- Foi poeta- sonhou- e amou na vida!

Sombras do vale, noites da montanha
Que minha alma cantou e amava tanto,
Protegei o meu corpo abandonado,
E no silêncio derramai-lhe canto!

Mas quando prelúdio ave d`aurora
E quando à meia-noite o céu repousa,
Arvoredos do bosque, abri-me os ramos
Deixai a lua prantear-me a lousa!

Obras:   Álvares de Azevedo                                                                                                                                                                                            
          Lira dos vinte anos
          O conde Lopo (poesia)
         Noite na Taverna (conto)
         O livro de fra gondicario (prosa)
         Marcário (teatro)


Junqueira freire, monge beneditino, sacerdote e poeta, nasceram na cidade de Salvador, no estado da Bahia, em 31 de dezembro de 1832.                                                                                 Sua poesia, misturados a preces e blasfêmias: o horror ao celibato; o desejo reprimido que o perturbava e aguçava o sentimento de pecado; o revolto contra a regra, contra o mundo e contra si próprio; o remorso e, como conseqüência natural, a obsessão de morte.
Obras: Junqueira freire
            Inspiração do claustro
           Contradições poéticas (poesia)
 Casimiro de Abreu nasceu em Barra de São João (Rio de Janeiro) em 1839.
Ele cultivava um lirismo de expressão simples e ingênua. Seus temas dominantes foram o amor e a saudade.
Obras: Casimiro de Abreu
            As primaveras (poesia)
            Camões e o Jau (teatro)
Fagundes Varela nasceu no estado do Rio de Janeiro, na cidade de Rio Claro, em 17 de Agosto de 1841. Foi a transição entre a segunda e a terceira geração romântica.
Obras: Fagundes varela
·                    Vozes da América
·         Pendão Auri-verde (poemas)
·         Cantos e Fantasias
·         Cantos Meridionais
·         Cantos do Ermo e da Cidade
·         Anchieta ou O Evangelho nas Selvas (poesia)
·         Diário de Lázaro


Um comentário:

  1. titanium hair clipper & hair comb - Titanium Art
    Titanium Art babylisspro nano titanium hair dryer by Tita K.T. is a babyliss pro nano titanium hair dryer cutting point art piece fallout 76 black titanium with a sleek and Titanium Art by Tita K.T. has micro hair trimmer a stunning looking and amazing samsung galaxy watch 3 titanium brush.

    ResponderExcluir